BNB destina R$ 2 bilhões para revitalização do Centro do Recife

A Prefeitura do Recife, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Banco do Nordeste (BNB) uniram esforços para impulsionar a revitalização da área central da cidade, por meio de financiamentos voltados a complexos multiusos que reúnem moradia e comércio. Durante o evento Conexão Recentro, o BNB anunciou que dispõe de R$ 2 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para investimentos em retrofit, permitindo a recuperação de imóveis históricos e incentivando a ocupação do Centro do Recife. A iniciativa despertou grande interesse do setor produtivo, reunindo mais de 100 empresários, investidores e incorporadoras.

O superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Queiroz, detalhou que os financiamentos podem ter prazos de até 12 anos, com carência de até quatro anos, cobrindo entre 50% e 100% do valor do investimento, a depender do porte da empresa e da localização do empreendimento. Projetos inovadores, como parcerias público-privadas (PPPs) e coliving (habitação compartilhada), também poderão ser contemplados, facilitando o retorno da população à região e contribuindo para a redução do déficit habitacional. “Estamos oferecendo financiamento para moradias, comércio e serviços, somando esforços aos incentivos fiscais já concedidos pela Prefeitura, como redução de ITBI, ISS e IPTU”, destacou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ressaltou que a iniciativa representa uma “janela de oportunidades” para o setor produtivo, ao integrar a recuperação de imóveis históricos com desenvolvimento urbano e infraestrutura. Empresários como Amaury Rezende, presente no evento, demonstraram otimismo com a medida. “Temos cerca de 8 mil m² ocupados por depósitos no Recife, que podem se transformar em moradias, flats turísticos, shoppings e edifícios-garagem. Esse financiamento será essencial para viabilizar esses projetos”, afirmou. Os interessados poderão buscar qualquer uma das 40 agências do BNB para apresentar seus projetos e dar início ao processo de captação dos recursos.

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas