Bloco do Miolinho Mole: Doutores da Alegria levam o carnaval para os hospitais

Foto: Rogério Alves

Vai ter frevo, ciranda e manguebeat nos hospitais do Recife. O Miolinho Mole, bloco do Doutores da Alegria que anima as alas pediátricas de hospitais públicos, começa seus cortejos carnavalescos hoje, dia 5, no Imip, no bairro dos Coelhos. No dia 6 (terça-feira), é a vez do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e do Procape, em Santo Amaro. Na quarta-feira (7), a folia chega ao Hospital da Restauração, no Derby; e, na quinta-feira (8), ao Barão de Lucena, na Iputinga. Os cortejos começam às 9h30, exceto no HUOC, onde o bloco começa às 9h.

Em sua 17ª edição, o bloco pega carona no próprio carnaval do Recife e homenageia a cirandeira Lia de Itamaracá e o movimento manguebeat. Os palhaços irão convidar as crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde para dançar ciranda, e “A Praieira”, música de Chico Science e da Nação Zumbi, ganhou uma paródia: “O meu sorinho | Antes do almoço | É muito bom | Pra tirar uma soneca melhor!”. As músicas que embalam o cortejo, canções tradicionais do carnaval pernambucano, versões engraçadas e composições próprias, são tocadas ao vivo pelos próprios palhaços. Os figurinos também serão especiais, inspirados na ciranda e no mangue, com adereços de cabeça desenhados por Antônio Olivier.

“O bloco Miolinho Mole é uma tradição nos hospitais em que atendemos o ano inteiro. As mães e enfermeiras fantasiam as crianças, enfeitam os quartos e corredores, as crianças aguardam ansiosas, abrem o sorriso. A cultura do carnaval é muito forte para os pernambucanos de todas as regiões do estado e mesmo quem está nos hospitais, passando por um momento difícil, também merece brincar e extravasar”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria.

Notícias relacionadas