
A XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco será realizada de 3 a 12 de outubro de 2025, no Centro de Convenções, em Olinda, e marcará os 30 anos do evento com o tema “Ler é sentir cada palavra”. Considerada o principal evento literário do Nordeste e o terceiro maior do país, a Bienal pretende ampliar os resultados da última edição, que contou com mais de 120 lançamentos, 300 atividades culturais, 160 expositores e impacto econômico superior a R$ 18 milhões.
Entre as novidades está o Educativo Bienal 2025, que oferecerá experiências literárias voltadas a crianças, adolescentes e jovens, além de um ciclo de palestras para professores. A organização também aposta em ações voltadas para a acessibilidade, com a ampliação de formatos e espaços que garantam a inclusão de pessoas com deficiência. A programação jovem terá como destaque o influenciador literário Paulo Ratz, criador do projeto “Livraria em Casa”, conhecido por divulgar literatura de forma descontraída nas redes sociais.
A área voltada ao público infantil será expandida, com atividades específicas para estimular o hábito da leitura desde a infância. A Bienal deve divulgar, nos próximos meses, novos nomes e editoras participantes. O evento é realizado com incentivo da Lei Rouanet, patrocínio da Petrobras e organização da Cia de Eventos, Ideação e Vox Produções.
Foto: Reprodução