Banco de Leite do Hospital Português recebe certificação da Fiocruz

Foto: Divulgação

O Banco de Leite Humano (BLH) do Real Hospital Português, no Recife, recebeu credenciamento do Ministério da Saúde pela qualidade dos serviços prestados. O reconhecimento veio através do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFioBLH), após uma rigorosa auditoria que avaliou todos os processos realizados no local, atestando um alto grau de conformidade.

A cerimônia de entrega da certificação aconteceu no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Estiveram presentes o gerente materno-infantil do Hospital Português, Dr. Walber Steffano, a coordenadora médica do Banco de Leite, Dra. Elayne Urquiza, a chefe da UTI Neonatal, Ana Aldin, e a coordenadora de Enfermagem da Real Mater, Sueli Silveira, dentre outros representantes do complexo hospitalar.

“A certificação é um reconhecimento de todo trabalho desenvolvido dentro do Real Hospital Português. Um dos nossos diferenciais é a humanização do atendimento em todas as nossas clínicas e o Banco de Leite é parte disso. Todos os nossos esforços são voltados para ajudar esses recém-nascidos que precisam desse leite humano para que possam ganhar peso e deixar a UTI Neonatal”, destaca Walber Steffano.

Durante o processo de credenciamento, a Fiocruz e o Ministério da Saúde acompanharam e auditaram 24 processos realizados no Banco de Leite do RHP, avaliando a capacitação dos profissionais, os equipamentos e a infraestrutura. O BLH garantiu um alto grau de conformidade em todos os quesitos analisados.

“É extremamente gratificante receber esta certificação. O reconhecimento é nosso, mas só quem ganha são os bebês e as mães que precisam e que ajudam o nosso Banco de Leite. É para eles que fazemos e continuaremos fazendo tudo com muita dedicação e carinho”, complementa a coordenadora médica do BLH do RHP, Elayne Urquiza.

Atualmente, Pernambuco conta com 11 Bancos de Leite, sendo nove deles no Recife.

Notícias relacionadas