
Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (30), a partir das 15h, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal dos Vereadores com o objetivo de discutir o risco apresentado por prédios-caixão e conjuntos habitacionais abandonados na cidade. O foco do encontro é abordar questões relacionadas à segurança pública e à preservação do ambiente urbano e buscar soluções e alternativas de prevenção do problema. O vereador Samuel Salazar (MDB), foi o responsável pelo requerimento da assembleia.
A fragilidade dos prédios do tipo caixão vem da forma como se dá a sua edificação: eles são construídos com alvenaria estrutural, dispensando o uso de vigas ou pilares para sustentação, o que foge às normas técnicas pertinentes e resulta em diversas inadequações.
Samuel Salazar justificou a necessidade da audiência. “Esses imóveis abandonados representam riscos para a população, incluindo focos de depósito de lixo clandestino e criando ambientes nocivos, com infestação de escorpiões, configurando-se em uma ameaça à saúde pública. Além disso, sua acessibilidade muitas vezes as transforma em locais propícios para atividades criminosas”, afirmou.
De acordo com a Prefeitura do Recife, há cerca de 100 imóveis interditados na cidade. As interdições visam garantir que os proprietários executem os serviços recomendados nos laudos técnicos. Muitas dessas propriedades são alvos de ações judiciais movidas pelo município, visando à realização das obras necessárias.
Apenas no ano de 2023, a Defesa Civil já realizou mais de 4.100 vistorias nas áreas planas da cidade, abrangendo diversos tipos de edificações.
Estarão presentes especialistas, autoridades municipais, representantes do setor imobiliário e membros da sociedade civil, dentre os quais, o Secretário de Política Urbana e Licenciamento do Município do Recife, Carlos Muniz; o Secretário Executivo de Defesa Civil do Município do Recife, Coronel Cássio Sinomar; o Procurador-Geral do Município do Recife, Pedro Pontes; o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal do Recife, Paulo Correa Nery; o Presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (ADEMI-PE), Rafael Simões; o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (SINDUSCON-PE), Antônio Cláudio Sá; o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Adriano Lucena; e o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Rafael Tenório.