Na manhã de hoje, está sendo realizada uma audiência pública de para discutir a implantação do Complexo Militar em Pernambuco, que inclui a Escola de Sargentos das Armas (ESA). O encontro tem como objetivo abordar questões sociais, ambientais e econômicas relacionadas a esta iniciativa. Uma outra audiência ocorreu no início de novembro, contudo, na ocasião, apenas representantes do Exército Brasileiro e do Governo do Estado foram ouvidos. O evento acontece no Auditório Senador Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).
A discussão ganha força com o posicionamento contrário do Fórum Socioambiental de Aldeia, que discorda da localização proposta para a ESA. A entidade alerta para a possibilidade de a obra desencadear um desastre ecológico com múltiplos impactos ambientais, especialmente nos recursos hídricos e no regime de chuvas da região.
Durante a audiência, Herbert Tejo, presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia, apresentará uma análise detalhada sobre os impactos ambientais mapeados caso a ESA seja construída na localização proposta pelo Exército. Além disso, Tejo destacará alternativas locacionais viáveis, sugerindo uma área próxima que já foi desmatada.