
Os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams desembarcaram na Terra na noite de ontem (18), após passarem nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS). A dupla deveria ficar no espaço por apenas oito dias, mas problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, impediram o retorno. O resgate foi realizado com a ajuda do astronauta Nick Hague e do cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, garantindo um retorno seguro.
A cápsula SpaceX Dragon foi utilizada para trazer os astronautas de volta, pousando na água próximo ao litoral da Flórida, 17 horas após o início da missão de resgate. Durante a reentrada, a nave enfrentou temperaturas de até 1.600°C, sendo protegida por um escudo térmico. Quatro paraquedas foram acionados para garantir um pouso controlado no oceano, onde a espaçonave foi retirada da água por uma nave de resgate da SpaceX.
A missão dos astronautas começou em junho de 2024, com o objetivo de testar a cápsula Starliner. No entanto, devido a falhas técnicas, a NASA decidiu mantê-los na ISS e enviar a cápsula de volta à Terra sem tripulação. Com o resgate bem-sucedido, Wilmore e Williams encerram um período de incerteza e agora passarão por exames médicos para avaliar os efeitos da longa permanência no espaço.