
O diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, cumpre intensa agenda institucional em Brasília nesta semana, com reuniões estratégicas voltadas à articulação com o setor portuário e a indústria nacional. Ontem (5), o gestor esteve na sede da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), onde reafirmou o protagonismo de Suape no cenário nacional e se colocou à disposição para contribuir com o debate em torno do Projeto de Lei 733/2025, que trata da exploração portuária no Brasil. Ainda na segunda, Armando também visitou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde conheceu o Observatório da Indústria.
Nesta terça-feira (6), Monteiro Bisneto tem encontros agendados com o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, e com os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e José Múcio (Defesa). Na reunião com a Infra S.A., a pauta inclui a retomada das obras da Transnordestina, com foco na implantação de um ramal ferroviário de 9,7 quilômetros dentro da área de Suape. A empresa pública é responsável por estudos de viabilidade contratados pelo porto desde março de 2024.
À tarde, o dirigente será recebido pelo ministro Silvio Costa Filho e pelo secretário nacional de Portos, Alex Ávila, para tratar de obras contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), como a dragagem do canal interno e a requalificação do molhe de abrigo. Os projetos integram o plano de expansão de Suape.