
As empresas brasileiras Arezzo&Co e Grupo Soma irão fundir seus negócios, formando, assim, um conglomerado no setor de varejo de moda. Combinadas, as duas companhias atingem um faturamento próximo a R$ 12 bilhões, contando com aproximadamente 22 mil colaboradores e cerca de 2 mil lojas.
A união colocará sob a mesma direção grandes marcas de moda nacionais, como Arezzo, Animale, Farm, Hering, Foxton, Cris Barros, OFF Premium, Maria Filó, Dzarm, Schutz, Anacapri, Vans (licenciada), Reserva, dentre outras.
A fusão segue uma tendência já observada em países desenvolvidos, onde grandes conglomerados de moda têm se formado, algo que até então não tinha sido experienciado no Brasil.
Fusões e aquisições geralmente proporcionam ganhos para as empresas devido a reduções de custos relacionadas ao compartilhamento de áreas administrativas, além de um aumento significativo no poder de negociação com fornecedores e clientes.
Segundo informações do jornal Valor Econômico, que divulgou o fechamento do negócio no domingo (04), a fusão ocorrerá por meio de uma troca de ações, prática comum em negociações entre empresas de capital aberto listadas em bolsa. O ponto central desse tipo de operação é o “termo de troca”, indicando quantas ações da nova companhia cada acionista das empresas envolvidas receberá.
De acordo com o Valor, os acionistas da Arezzo&Co ficarão com 55% da nova companhia, enquanto os detentores de ações do Grupo Soma terão os 45% restantes. Essa distribuição reflete o fato de que o valor de mercado da Arezzo&Co é superior ao do Grupo Soma.
Até o momento, o nome cotado para CEO da futura companhia é o de Alexandre Birman, atual CEO da Arezzo&Co.