
De acordo com uma pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira (2), a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu de 54% para 51%. O índice de rejeição é de 45%, com 5% dos entrevistados sem opinião. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Na pesquisa anterior, realizada em julho, a rejeição era de 43%, indicando uma oscilação positiva de dois pontos. A rejeição é mais alta entre pessoas com ensino superior incompleto ou mais (59%), quem ganha mais de cinco salários mínimos (57%), autodeclarados brancos (55%) e evangélicos (55%). Entre os evangélicos, a desaprovação aumentou três pontos.
Em termos de avaliação geral, 32% consideram o governo Lula positivo, 31% negativo e 33% regular, configurando um “empate técnico”. Quatro por cento não souberam responder.
Cerca de 30% dos entrevistados afirmam que o governo está “melhor do que o esperado”, enquanto 33% acreditam que está “pior que o esperado”. O maior percentual, 36%, considera que a gestão é “nem pior nem melhor que o esperado”.
Fonte: JC
Foto: Reprodução