Amupe reúne prefeitos para discutir concessão da Compesa e eleição da diretoria

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou, na manhã desta terça-feira (14), uma assembleia extraordinária para debater temas estratégicos para os municípios pernambucanos. Entre os principais assuntos discutidos estiveram a proposta de concessão de parte dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a organização do processo eleitoral para escolha da nova diretoria executiva da entidade para o biênio 2025-2026.

O encontro ocorreu na sede da Amupe, no Recife, e contou com a presença de prefeitos, deputados estaduais e dos secretários estaduais de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, e de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro. Durante a reunião, os secretários detalharam a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, garantindo que a Companhia seguirá responsável pela produção e tratamento da água, enquanto a distribuição e o tratamento de esgoto poderão ser concedidos à iniciativa privada.

“A missão da Compesa de agora em diante será atender à produção de água. Esse modelo é adotado em diversos países do mundo com sucesso, e essa experiência a gente espera repetir aqui em Pernambuco”, explicou Almir Cirilo. Além desse tema, a reunião também abordou a criação de um setor de engenharia dentro da Amupe, com o objetivo de auxiliar os municípios na elaboração de projetos e captação de recursos para obras estruturais.

Fonte: Blog da Folha

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas