Amaury Lorenzo retorna ao Recife com monólogo inspirado em “Os Sertões”

O ator Amaury Lorenzo volta ao Recife com o espetáculo “A Luta”, que será apresentado neste domingo (13), às 19h, no Teatro do Parque. Baseado na terceira parte do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, o monólogo transforma Lorenzo em um rapsodo que revive, em cena, as batalhas entre o exército brasileiro e os seguidores de Antônio Conselheiro, durante a Guerra de Canudos. A peça tem direção de Rose Abdallah, texto de Ivan Jaf e produção local de Roberto Costa Produções.

“A Luta” está em turnê há dois anos e marca a segunda passagem do ator pela capital pernambucana com esse trabalho. Amaury Lorenzo, que atualmente interpreta o personagem Chico na novela Volta por Cima, foi indicado aos prêmios Cesgranrio e Fita de Melhor Ator pela performance. “Este texto fala da construção da identidade brasileira. Muitos vão ao teatro porque me conhecem da televisão, mas acabam tendo uma aula de história e se emocionam”, destaca o ator.

A diretora Rose Abdallah define o espetáculo como um confronto entre narrativas históricas e simbólicas do país. “É uma peça para nos questionar enquanto sociedade. O retumbante fracasso dos dois lados, a violência sem sentido de ambas as partes, é o resultado da nossa triste ignorância, que infelizmente perdura”, afirma. Ao recontar a Guerra de Canudos com voz e corpo, Lorenzo resgata uma memória coletiva ainda essencial para refletir sobre o Brasil atual.

Notícias relacionadas