Álvaro Porto assume comissão interventora no PSDB de Pernambuco

A Executiva Nacional do PSDB decidiu intervir no Diretório Regional de Pernambuco e nomeou o deputado estadual Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para comandar a comissão interventora. Segundo a direção nacional, a medida foi motivada por ingerência externa e desvio da política nacional do partido. A comissão terá 180 dias, prorrogáveis, para reorganizar o partido no estado, com acompanhamento do deputado federal Paulo Abi Ackel, secretário-geral da Executiva Nacional, designado como relator do processo.

A decisão provocou forte reação de lideranças ligadas à governadora Raquel Lyra. Em nota à imprensa, a vice-governadora Priscila Krause, o então presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, e 32 prefeitos e prefeitas anunciaram a saída coletiva da legenda. O grupo classificou a intervenção como “injustificável”, acusando a direção nacional de praticar “violência política” e desrespeitar o diálogo e as regras internas. A nota também ressaltou que a atual gestão do partido no estado foi responsável pelo crescimento expressivo da legenda, que passou de cinco para 32 prefeitos, além de contar com dezenas de vice-prefeitos, vereadores e diretórios municipais.

Entre os nomes que subscrevem o comunicado estão os prefeitos de importantes municípios, como Caruaru, Paulista, Igarassu, Sertânia, Triunfo e Tuparetama. As lideranças destacam que a construção do PSDB em Pernambuco ocorreu com base em diálogo e convergência política, e prometem seguir unidos em um novo projeto partidário. “Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas”, afirma o texto.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas