
Foto: Reprodução
Nesta sexta-feira, dezenas de estudantes e profissionais da educação de escolas estaduais passaram mal e precisaram ser levados a unidades de saúde nos municípios de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e Jaqueira, na Zona da Mata. O caso está sendo atribuído a irregularidades na merenda oferecida pelas instituições de ensino.
As ocorrências foram registradas na Escola Professora Maria Alves Machado, em Maranguape II, em Paulista, e na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Miguel Pellegrino, em Jaqueira.
Em Paulista, não foi divulgado o número de pessoas afetadas, mas ao menos três ambulâncias do Samu foram enviadas ao local. O serviço classificou o caso como “intoxicação exógena”. O Sindicato dos Professores do município e o Conselho de Alimentação Escolar denunciaram irregularidades relacionadas à merenda, relatando que foram encontradas larvas nas refeições, problemas na higienização dos utensílios e da cozinha e falta de insumos nas escolas da cidade.
Em comunicado oficial, a Prefeitura do Paulista afirmou que a Secretaria de Educação está apurando o caso: “Todas as denúncias e suspeitas de irregularidades serão tratadas com a devida seriedade e diligência”.
Em Jaqueira, 30 pessoas, dentre as quais, estudantes e funcionários da EREM Miguel Pellegrino, foram internadas apresentando quadros de diarreia, desidratação e vômito. De acordo com a prefeitura, três alunos e uma professora seguem em observação, os demais já receberam alta.
Em nota, a prefeitura de Jaqueira declarou que “a Vigilância Sanitária do município está empenhada na investigação do caso. A gestão municipal se coloca à disposição de todos”.
A Secretaria de Educação e Esportes do estado (SEE) informou que está investigando ambos os casos e que as nutricionistas das Gerências Regionais de Educação responsáveis pelas escolas foram designadas para analisar a merenda.
No caso de Paulista, a secretaria afirmou não ter encontrado irregularidades e alegou que nem todas as pessoas que foram socorridas não teriam se alimentado da merenda. Na unidade escolar de Jaqueira, a averiguação ainda será realizada. A SEE disse, ainda, que, nas duas escolas, as caixas d’água e bebedouros estão com a manutenção em dia.