
O grupo chinês Alibaba anunciou resultados de desempenho impressionantes com o lançamento de seu novo modelo de inteligência artificial, destacando o que chamou de ”desempenho líder mundial”. De acordo com dados divulgados no anúncio do Alibaba Cloud no WeChat, a edição aprimorada Qwen 2.5 Max obteve pontuações superiores às do Llama, da Meta, e do modelo V3 da DeepSeek em vários testes.
Junto com a Tencent e a Baidu, o Alibaba tem investido fortemente em sua divisão de serviços em nuvem e disputa acirradamente a adesão dos desenvolvedores de IA da China às suas ferramentas.
A DeepSeek, uma startup fundada na cidade natal do Alibaba, Hangzhou, tornou-se uma sensação global nesta semana e figura como a primeira referência contra a qual o Alibaba parece estar se comparando agora.
O Alibaba Cloud também compartilhou pontuações sugerindo que seu modelo de IA supera os da OpenAI e da Anthropic em certos benchmarks.
Provedores de serviços em nuvem como Alibaba e Tencent reduziram seus preços nos últimos meses na tentativa de atrair mais usuários. A DeepSeek já contribuiu para essa guerra de preços, junto com outras seis promissoras startups de IA da China que garantiram investimentos com avaliações de unicórnio.
Fonte: Jornal O Globo