
Foto: Maria Eduarda Bione/Hemope
O estoque de sangue da fundação sofreu uma baixa de cerca de 30% na coleta em julho
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) lançará, nesta quarta-feira (16) a campanha ‘Doar para Salvar’. O objetivo é reforçar o estoque da fundação, que abastece hospitais de todo o estado. A ação contará com a participação de servidores da Casa, da Câmara de Vereadores do Recife e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A população interessada também pode participar do mutirão.
A campanha visa incentivar o maior número de servidores públicos e a população em geral a atuar coletivamente em favor da vida e ajudar o Hemope. Uma equipe da fundação treinará servidores da Alepe para interceptar pessoas e prospectar doadores. No próximo dia 29, das 8h às 16 horas, os profissionais do Hemope e os servidores treinados farão a triagem para a coleta do sangue. Serão instaladas oito cadeiras de captação de sangue na Casa Joaquim Nabuco.
De acordo com o Hemope, o mês de julho, por ser de férias escolares e comportar um número maior de cirurgias, sofre com uma redução significativa nas doações, comprometendo o estoque. Somente em julho deste ano, houve uma queda de 30% na coleta. A instituição é responsável por 80% da demanda transfusional do Estado e, para atender essa necessidade, precisa de doação diária. Cada bolsa de sangue coletada é capaz de salvar de três a quatro vidas. “A Alepe é mais uma instituição que se soma aos esforços para nos ajudar nessa árdua missão que é atender a população que necessita de sangue e salvar vidas”, afirmou a supervisora de captação de doadores de sangue do Hemope, Josinete Gomes.
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), acredita que a união de esforços para reforçar o banco de sangue do Hemope é uma iniciativa que valoriza a cidadania e fortalece a sintonia da Assembleia com a sociedade. “Vamos trabalhar para que nossos servidores e a população em geral se engajem nesta ação. Todos os que fazem o Hemope prestam um serviço valoroso aos pernambucanos e merecem nossa gratidão e colaboração constante”, enfatiza.
“Enviaremos todos os esforços para que nossos servidores e a população em geral se comprometam com esse projeto. Uma doação pode salvar de três a quatro vidas”, reforça o primeiro-secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia.
O presidente do TCE, conselheiro Ranilson Ramos, acredita que o esforço conjunto das instituições é essencial para proporcionar esperança aos que precisam de doação de sangue. ”Juntos, somos capazes de salvar vidas e deixar um legado positivo em nossa sociedade. Que essa parceria possa fazer a diferença”, disse.
O presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), também reforçou a importância da parceria no ato de solidariedade. “Unidos, mostraremos que o poder da generosidade é capaz de salvar vidas e fortalecer laços. Reafirmamos o poder da nossa união em prol do bem-estar coletivo”, ressaltou.
Estão aptas à doação de sangue as pessoas a partir de 16 anos. Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. Já os adultos de até 69 anos precisam constar como doadores do Hemope. Os voluntários precisam ter mais de 50 quilos, estar bem de saúde, comparecer alimentado, apresentar documento oficial com foto e não estar gripados.