Alepe irá discutir implementação de salário mínimo estadual

Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa de Pernambuco discutirá a implementação do salário mínimo estadual, uma medida já adotada em estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A proposta foi indicada pelo deputado estadual Romero Albuquerque, que solicitou ao Governo do Estado o envio de um projeto de lei aos parlamentares com a sugestão de um salário mínimo estadual superior ao nacional.

Atualmente, o salário mínimo nacional é de R$ 1.412. Em contraste, São Paulo aprovou recentemente um reajuste de 5,8% no piso estadual. Albuquerque argumenta que adotar a medida em Pernambuco “aumentaria o poder de compra dos trabalhadores, resultando em maior consumo de bens e serviços, aquecendo a economia e impulsionando a geração de empregos e a arrecadação tributária”.

O deputado destacou que, segundo dados da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, o PIB do estado cresceu 1,4% em 2023 em comparação ao ano anterior. “Embora positivo, esse crescimento ainda não é suficiente para corrigir as históricas desigualdades econômicas entre nossa região e os estados do eixo Rio-São Paulo”, diz o texto.

Albuquerque afirma que aumentar o salário mínimo estadual melhoraria diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores, ampliando o acesso a bens de consumo, serviços de saúde e educação, e reduzindo a pobreza e as desigualdades sociais. Ele cita que estados que implementaram a medida observaram uma significativa redução dessas desigualdades e uma melhor distribuição de renda.

“Historicamente, nossa região tem sido desfavorecida em termos de investimentos e desenvolvimento econômico. Uma política salarial mais robusta é uma forma eficaz de promover a justiça social e econômica, criando condições mais equitativas para nossa população”, conclui o deputado.

Notícias relacionadas