
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) iniciou nesta terça-feira (21) o agendamento para o mutirão gratuito de consultas, exames oftalmológicos e encaminhamentos para tratamento do glaucoma. A ação, denominada “Maio Verde da Alepe”, oferecerá 300 atendimentos entre os dias 27 e 29 deste mês, direcionados tanto aos servidores da Casa Joaquim Nabuco quanto ao público em geral.
Os interessados podem agendar atendimento exclusivamente pelos telefones (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026, no horário de funcionamento da Alepe, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas. O mutirão é destinado a pessoas a partir dos 12 anos, incluindo diabéticos, hipertensos, pessoas com miopia elevada, histórico familiar de glaucoma e aqueles com suspeita da doença.
Durante o mutirão, serão oferecidos gratuitamente consultas oftalmológicas focadas no glaucoma e exames como avaliação de acuidade visual (teste da capacidade visual), refração completa (para saber grau), exame de movimentos oculares (avaliação do alinhamento dos olhos) e tonometria de sopro (para medir a pressão do olho), entre outros.
A ação é coordenada pela Superintendência de Saúde da Alepe, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), que será responsável pelo tratamento dos pacientes diagnosticados durante o mutirão.
O glaucoma é uma doença silenciosa e incurável que, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, afeta cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil. Oftalmologistas alertam que o glaucoma é a principal causa de cegueira e deficiência visual irreversível, destacando a importância do diagnóstico precoce para retardar o avanço da doença.
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, reforçou a importância do diagnóstico precoce para prevenir a perda da visão e o desenvolvimento de outras doenças. “Nossa preocupação em promover saúde tem sido constante. Por isso o mutirão de combate ao glaucoma entra no calendário de atividades da Casa, oferecendo de forma gratuita exames, diagnósticos, encaminhamentos para tratamento e informações sobre prevenção e cuidados com a visão”, destacou.