Alepe debate impactos da greve dos auditores da Receita Federal em audiência pública

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, na segunda-feira (15), uma audiência pública para discutir os impactos socioeconômicos da greve dos auditores-fiscais da Receita Federal. A reunião, marcada para às 10h no auditório Sérgio Guerra, foi convocada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo a partir de solicitação do deputado Abimael Santos (PL), atendendo ao pleito do Sindifisco – Delegacia de Pernambuco. Estão confirmadas as presenças de senadores, deputados, prefeitos e representantes sindicais.

A categoria está em greve desde novembro de 2023, após o descumprimento do Termo de Compromisso nº 1/2024, no qual o Governo Federal se comprometia a negociar pautas remuneratórias e não remuneratórias com a categoria. Segundo os auditores, o Executivo tem se recusado a discutir o reajuste do vencimento básico, alegando que a regulamentação do bônus de eficiência já atenderia às reivindicações, o que é contestado pelos sindicalistas.

Representantes do Sindifisco alertam que a paralisação afeta a arrecadação federal e, consequentemente, o repasse de recursos para estados e municípios, prejudicando obras e serviços essenciais. Para os auditores, a audiência será uma oportunidade de ampliar o debate com a sociedade e pressionar o Governo Federal a retomar o diálogo. A Alepe, por meio do presidente Álvaro Porto (PSDB), já manifestou apoio ao debate com a categoria.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas