Com o objetivo de aprimorar o serviço prestado à população, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está ministrando um curso de atendimento ao público voltado para os servidores da Casa. A formação, que está sendo realizada pela Escola do Legislativo (Elepe), foi pensada especialmente para os colaboradores que lidam diretamente com o cidadão, como os agentes de segurança, recepcionistas, e profissionais de serviços gerais.
“O curso fortalecerá as habilidades técnicas, relacionais e emocionais dos servidores necessárias ao atendimento ao público. Nosso intuito é ampliar as habilidades de comunicação e expressão, além de fortalecer a escuta ativa, a empatia e desenvolver capacidade de resolver conflitos”, pontuou o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti.
A capacitação é uma iniciativa do presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro-secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade). O curso teve início na segunda-feira (10) e será concluído no final de julho. Segundo a Escola do Legislativo, além de preparar os servidores que desempenham atividades ligadas ao público, os integrantes das equipes das assessorias dos deputados também serão capacitados.
A aula inicial do workshop foi ministrada pelo ouvidor executivo da Alepe, Douglas Moreno, que abordou os aspectos legais no atendimento ao cidadão como compromissos assumidos, critérios de atendimento e direitos do usuário, entre outros.
“É importante que o cidadão tenha consciência dos seus direitos para que possam saber utilizar os serviços públicos oferecidos pela Assembleia. A partir desse entendimento e com uma interação positiva com a Casa, a população se sentirá mais confiante e confortável com o atendimento”, explicou Moreno.
Na opinião da auxiliar administrativa da Superintendência de Comunicação da Alepe, Patrícia Andrea de Souza, a aula foi abrangente e didática. “O ouvidor explicou o papel da Ouvidoria, como o cidadão pode ter acesso às informações, às leis e aos artigos da Casa. O ouvidor falou ainda sobre nossa responsabilidade em atender o público de maneira satisfatória e transparente para tirar as dúvidas da população”, destacou.