
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está organizando um evento inclusivo chamado “Abril Azul na Alepe”, em parceria com o Instituto do Autismo, visando sensibilizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Agendado para os dias 11 e 12 de abril, o evento tem como objetivo principal capacitar os servidores da Alepe para receber autistas e seus familiares, proporcionando um atendimento mais adequado às suas necessidades.
A programação do evento inclui debates e palestras conduzidas por especialistas, além da instalação de um consultório de acolhimento para autistas no hall da biblioteca da Alepe. Denominado de “sala da desorganização”, esse espaço será equipado com brinquedos e profissionais especializados para receber crianças e adolescentes autistas, preparando-os para participar das atividades recreativas.
Ao todo, 150 pessoas com TEA, atendidas pelo Instituto do Autismo, participarão do evento, divididas em turmas de 50 para cada turno de atividades. Estes ocorrerão na quinta-feira (11/04), pela manhã (8h às 10h) e à tarde (14h às 16h), e na sexta-feira (12), também pela manhã (8h às 10h30).
Dentre as atrações, está previsto um espaço kids com brinquedos infláveis e recreadores especializados no atendimento a crianças autistas. Além disso, haverá um “pódio da inclusão” para atividades de estímulo terapêutico. O evento contará, ainda, com um “palco da inclusão” montado na Rua da União, onde artistas autistas se apresentarão, juntamente com atividades lúdicas e aulas de psicomotricidade e dança. A “Exposição Atípica Pernambucana” exibirá obras de artistas e familiares autistas, incluindo artigos decorativos e utensílios domésticos.