
Um verdadeiro passeio pela história da vida de Santa Teresa D’Avila, da Espanha, narrada através das pinturas e outras obras de artes presentes na sacristia e na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo do Recife, em Pernambuco. O livro A Quinta Noite: as pinturas sobre Santa Teresa de Jesus, na Ordem Terceira do Carmo – Recife, de autoria do respeitado arquiteto e historiador, José Luiz Mota Menezes (in memorian), professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Conservação do Patrimônio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), será lançado nesta quinta-feira (22), às 15h, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, na Av. Dantas Barreto – s/n, no Recife.
A atividade integra a programação da Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco e irá permitir ao público uma maior imersão no universo apresentado na obra. A publicação tem produção executiva de Clarisse Fraga, da Bureau de Cultura e conta com o incentivo do Funcultura-PE.
O lançamento é aberto ao público em geral. Na ocasião, haverá uma breve apresentação da obra para o público presente com o auxílio de uma intérprete de Libras oportunizando assim, o acesso para as pessoas com deficiência auditiva. O evento será uma oportunidade para quem deseja conhecer e visitar a igreja que agora está com acesso mais restrito.
O livro discorre sobre a vida de Santa Teresa D’Avila. Não de sua história enquanto reformadora da ordem carmelitana, mas de pinturas e outras obras de artes que estão situadas na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo do Recife, em Pernambuco. É um dos maiores repositórios de representações pintadas sobre a Santa, narrado através das pinturas presentes na igreja e sacristia, quase todas de um único artista, João de Deus e Sepúlveda, possuidor de excelente formação e domínio dos temas.