
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estará no Recife nesta sexta-feira (4) para inaugurar a Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional da capital pernambucana. A cerimônia, marcada para às 10h, encerra a semana de conscientização sobre o autismo e contará com a presença de autoridades e representantes de famílias neurodivergentes. O novo espaço foi desenvolvido para oferecer acolhimento a passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, seguindo modelo já implementado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Com iluminação suave, projeções nas paredes, sons relaxantes e estrutura adaptada com piscina de bolinhas e almofadas especiais, a sala tem como objetivo oferecer um ambiente mais tranquilo e sensorialmente adequado para quem enfrenta desafios com estímulos em viagens aéreas. “Todos esses detalhes são pensados para atender às necessidades de pessoas neurodivergentes e de seus acompanhantes durante as viagens”, afirmou o ministro.
A ação integra o Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, promovido pelo ministério, em parceria com a empresa Neurobrinq, responsável pela modelagem dos espaços. Além do Recife e de Congonhas, terminais em cidades como Campo Grande, Uberlândia, Santarém, Juazeiro do Norte, Montes Claros e Uberaba já oferecem salas ou áreas adaptadas. Em Marabá e Corumbá, as estruturas estão em fase de implantação.