PIB de Pernambuco cresce 6,2% no 4º trimestre de 2024 e supera média nacional

Pernambuco encerrou o quarto trimestre de 2024 com crescimento de 6,2% no Produto Interno Bruto (PIB), quase o dobro da média nacional de 3,6% no mesmo período. No acumulado do ano, a economia estadual avançou 4,9%, o maior índice em 15 anos, alcançando R$ 288,67 bilhões. Os dados, divulgados nesta terça-feira (1º) pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), indicam que todos os setores produtivos do estado registraram desempenho acima da média do país.

O setor agropecuário liderou a alta, com crescimento de 10,4% no último trimestre de 2024, em contraste com o recuo de 1,5% no cenário nacional. No ano, o crescimento acumulado foi de 11,5%, puxado principalmente pela pecuária. A indústria estadual também teve desempenho positivo, com alta de 5,7% no trimestre, mais do que o dobro da média nacional de 2,5%. A indústria de transformação foi o principal destaque, com aumento de 7,5%, impulsionado pela produção de veículos, refino de petróleo e alimentos.

Já o setor de serviços, que tem maior peso na composição do PIB estadual, cresceu 4,2% no trimestre, acima da média nacional de 3,4%. O resultado foi influenciado especialmente pelas atividades de comércio, que subiram 6%, além dos segmentos de saúde pública, educação, defesa e serviços técnicos e administrativos.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas