Rhaldney Santos representa Pernambuco em curso da Marinha sobre cobertura jornalística em áreas de combate

O jornalista Rhaldney Santos, titular deste blog, embarcou nesta sexta-feira (27) para o Rio de Janeiro, onde participará do Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate e em Emergências (CCJACE). A iniciativa, promovida pela Marinha do Brasil em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, será realizada de 30 de junho a 4 de julho. O objetivo é capacitar 70 profissionais da imprensa de diversas regiões do país para atuarem com segurança em situações de conflito, crises e calamidades públicas.

A programação inclui aulas teóricas, oficinas práticas e visitas técnicas ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), à Cidade do Fogo e ao navio-doca multipropósito “Bahia”, o segundo maior da Esquadra Brasileira. Os participantes também farão um exercício simulado de desembarque na Ilha das Flores (RJ), a bordo de viaturas blindadas dos Fuzileiros Navais. O treinamento contará ainda com demonstrações de armamentos não letais e, pela primeira vez, terá a presença de estudantes de universidades como UFRJ, UFF, UMESP e FGV.

Organizado pelo Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval (COpPazNav), com apoio da empresa Condor Tecnologias Não Letais, o curso busca promover a integração entre jornalistas e forças de segurança, além de ampliar a compreensão sobre o uso proporcional da força em contextos sensíveis.

Notícias relacionadas