
De 24 a 27 de setembro, Recife recebe o 36º Congresso Brasileiro de Genética Médica (CBGM), promovido pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM). O encontro ocorrerá no Centro de Convenções de Pernambuco e reunirá especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o país para debater os avanços e desafios da genética médica.
Com o tema “Genética médica e genômica: redefinindo fronteiras na medicina”, o evento enfatiza a atuação do geneticista como ponto central de equipes multidisciplinares no diagnóstico e acompanhamento de pacientes. “O médico geneticista é o centro da equipe multidisciplinar que acompanha os pacientes e famílias com condições genéticas – se a condição é genética, nada pode ser feito sem aconselhamento genético”, explica a presidente da SBGM, Dra. Ida Vanessa D. Schwartz.
Além de palestras e painéis sobre genômica populacional, medicina personalizada e ampliação do acesso ao diagnóstico genético, o congresso contará com apresentações de trabalhos científicos e oficinas práticas. “Neste encontro, ideias inovadoras e discussões transformadoras tomarão forma a partir de uma programação científica abrangente com os mais recentes avanços e temas mais relevantes da genética médica e genômica”, destaca o presidente do congresso, Dr. Diogo Soares.