
O Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, em Patos (PB), foi inaugurado ontem (19) com a entrega da nova pista de pouso e do sistema de sinalização. A obra, que recebeu R$ 36 milhões em investimentos do Governo Federal em parceria com o Governo da Paraíba, foi celebrada em cerimônia que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do governador João Azevedo; do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e do prefeito de Patos, Nabor Wanderley. A requalificação incluiu ainda pátio de aeronaves, taxiway, cerca operacional, estacionamento e modernos sistemas de navegação aérea. A comitiva também vistoriou as obras do novo terminal de passageiros, previsto para 2025.
Durante o evento, Silvio Costa Filho destacou o impacto estratégico da obra. “O novo Aeroporto de Patos é uma conquista para toda a população do sertão paraibano. Com essa obra, estamos garantindo mais segurança, conectividade e impulsionando o crescimento econômico de mais de 20 municípios da região. É uma obra estratégica para linkar o Sertão da Paraíba com Pernambuco, Rio Grande do Norte e toda a região do Nordeste e do Brasil”, afirmou. O governador João Azevedo agradeceu ao ministro e ao Congresso Nacional: “A luta que tivemos em Brasília, e o deputado Hugo Motta sabe disso, foi longa. Hoje é um momento de muita alegria”.
Hugo Motta lembrou que o novo aeroporto representa uma vitória histórica para o sertão. “Essa é uma etapa muito importante que é a entrega da pista, do balizamento. É uma luta desde o nosso primeiro mandato. Não tenho dúvida que esse aeroporto será um grande vetor para o desenvolvimento da região”, declarou. Já o prefeito Nabor Wanderley reforçou a importância da entrega: “A história de Patos será outra com a chegada desse novo aeroporto. Quero agradecer, sobretudo, ao ministro Silvio pelo seu trabalho e empenho em Brasília”. Com a nova infraestrutura, o aeroporto poderá receber até três aeronaves ATR-72 simultaneamente.