
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançou ontem (11) o Fórum Permanente para discussão de Políticas Públicas para os Trabalhadores Aquaviários. O espaço tem como objetivo promover o diálogo entre governo, setor privado e trabalhadores, abordando temas como capacitação profissional, segurança da navegação e valorização da categoria. A iniciativa faz parte de uma estratégia maior do governo, que já criou fóruns semelhantes para trabalhadores portuários e da aviação civil.
Durante a cerimônia de lançamento, o ministro Silvio Costa Filho destacou a importância dos aquaviários para o desenvolvimento da navegação no país. “Os trabalhadores aquaviários desempenham papel essencial na economia nacional. Se queremos desenvolver a navegação, especialmente com a concessão de hidrovias, precisamos dar voz a estes trabalhadores, para que colaborem na formação de políticas públicas”, detalhou.
Além de fortalecer a proteção e os direitos dos trabalhadores, o Fórum debaterá formas de conciliar a preservação dos empregos nacionais com a ampliação da frota para transporte de cargas. A estrutura do colegiado inclui representantes do governo, sindicatos, empresas do setor e associações da indústria naval.
A criação do espaço foi elogiada por parlamentares como a deputada federal Jandira Feghali, que destacou a importância do diálogo contínuo para fortalecer a categoria. “É um ministério muito importante, muito estratégico e considero a sua gestão muito aberta e qualificada, que pensa estrategicamente o país. Essa abertura de diálogo permanente é muito decisiva, porque os trabalhadores não têm só a expertise, mas o compromisso com o setor e direitos a serem alcançados que foram perdidos por um tempo e precisam ser retomados”, declarou.
Foto: Divulgação