Foguete da SpaceX explode durante teste no Texas

Um foguete Starship, da SpaceX, explodiu na madrugada da quinta-feira (19) durante um teste estático de rotina realizado na base de lançamentos da empresa, em Starbase, no Texas (EUA). A explosão, registrada em vídeo, ocorreu com o foguete ainda preso ao solo por um braço de lançamento, e lançou destroços no ar após duas explosões em rápida sucessão. Segundo as autoridades do condado de Cameron, a falha foi classificada como “catastrófica”, mas não houve feridos.

A SpaceX informou, por meio de comunicado, que todos os protocolos de segurança foram seguidos e que “todo o pessoal está são e salvo”. Elon Musk, fundador da empresa, afirmou em sua rede social que os dados preliminares indicam falha em um COPV de nitrogênio — uma unidade de armazenamento pressurizado — localizada no compartimento de carga. A equipe da SpaceX trabalha para isolar a área e colaborar com as autoridades locais na investigação do incidente.

A explosão representa mais um revés na trajetória do projeto Starship, considerado peça-chave nos planos da SpaceX de levar humanos à Lua e, futuramente, a Marte. Com 123 metros de altura e capacidade de transportar até 150 toneladas, o Starship é o maior foguete já construído. Nas últimas tentativas de voo, falhas semelhantes foram registradas, incluindo a perda de controle do veículo em maio e explosões anteriores que afetaram até rotas aéreas comerciais.

Notícias relacionadas