
A Câmara dos Deputados realizará, no dia 13 de agosto, uma sessão solene em homenagem à trajetória de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco e um dos nomes mais emblemáticos da política brasileira, proposta pela deputada federal Maria Arraes (SD-PE), neta do homenageado. A data escolhida também marca os 20 anos de sua morte. A cerimônia contará com a presença de autoridades, parlamentares, representantes de movimentos sociais, familiares e admiradores. Na mesma ocasião, foi aprovada a Projeto de Resolução nº 27/2025, de autoria de Maria Arraes, que dá o nome de Sala Miguel Arraes à sala de reuniões do Colégio de Líderes da Casa.
“Meu avô é uma grande inspiração. Sua trajetória é um exemplo de compromisso com o povo, com a justiça social e com a construção de um país mais justo e igualitário. Os feitos de Arraes ecoam até hoje e ainda impulsionam políticas públicas que transformam vidas, como o Lafepe e o programa de Eletrificação Rural, que serviram de modelo para iniciativas como a Farmácia Popular e o Luz para Todos, nas gestões do presidente Lula”, disse a deputada. Em paralelo às homenagens institucionais, Maria Arraes lançou, em parceria com a empresa Golpe Store, uma camisa em homenagem ao legado do avô (foto).
Nascido em 1916 no Ceará, Miguel Arraes consolidou sua carreira política em Pernambuco, com mandatos como prefeito do Recife e governador do estado. Perseguido após o golpe de 1964, foi preso e exilado na Argélia por 14 anos, retornando ao país com a anistia em 1979 e retomando sua atuação política — inclusive voltando a governar Pernambuco por mais duas vezes. Sua gestão ficou marcada por políticas de inclusão social, fortalecimento da agricultura familiar e defesa da democracia. Arraes faleceu em 13 de agosto de 2005, aos 88 anos.